REGIMENTO INTERNO DOS ALUNOS ESCOLA EDUCARTE 2021
O Centro recreativo e de
bem-estar infantil EDUCARTE, é voltado aos objetivos gerais do ensino, entende
que a educação unificada com um ambiente em contato com animais e natureza é
ideal para o desenvolvimento do ser humano. Por isso queremos prestar um
serviço de qualidade e parceria, que unifica escola e família. Para que esse
ambiente funcione perfeitamente, gostaríamos de solicitar aos pais e
responsáveis do aluno, a leitura desse documento com muita atenção.
O Regimento Escolar regulamenta
o funcionamento da Escola e estabelece normas que permitem um relacionamento
harmonioso entre escola, famílias, funcionários, educadores e alunos.
O trabalho conjunto pais/escola é imprescindível para o desenvolvimento pleno
do aluno, para isso, os seguintes aspectos deverão ser observados:
AGENDA ESCOLAR
A agenda escolar é um item que é OBRIGATÓRIO na Educarte, sendo entregue
logo no início do aluno na escola.
•
É importante que a família
acompanhe, sistemática e diariamente, as anotações da Agenda Escolar, e, com
aluno, deve se inteirar com as normas pré-estabelecidas neste Guia.
•
Todas as anotações na Agenda
Escolar feita por professores, coordenadores, diretores ou funcionários da
secretaria e/ou biblioteca, deverão ser assinadas pelos pais ou responsável diariamente.
•
A Agenda Escolar deverá ser
trazida todos os dias para a escola. Sua apresentação é obrigatória.
•
Extravio, perdas ou rasuras na Agenda Escolar implica na aquisição de outra
imediatamente através de encomenda na secretária da escola.
•
Caso o aluno fique por mais de
três frequências sem entregar a agenda ao seu professor, será entregue uma nova
agenda e cobrado o valor equivalente na próxima mensalidade do mês.
•
Após ter faltado aulas, o aluno deverá trazer por escrito na Agenda
Escolar justificativa ou atestado assinada pelos responsáveis.
FAIXA ETÁRIA
Atendemos crianças de 4 meses até 12 anos completos.
Baby 1 – 4 meses a 01 ano e 6
meses.
Baby 2 – 1 ano e 6 meses a 3
anos.
Baby 3 – 3 anos
Apoio pedagógico – Acima de 4 anos (em turmas divididas por faixas etárias de 4 a 7
anos e 8 a 12 anos)
·
Caso tenhamos pouca procura por
alguma das turmas, estaremos juntando turmas de faixas etárias parecidas em uma
mesma turma.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA
Solicitamos
no ato da matricula os seguintes documentos, somente original.
- Certidão de nascimento da criança
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda dos pais.
- Documento dos pais
- Comprovante de matricula na escola regular se for do apoio
- Cópia da carteira de vacinação
- 1 foto 3x4 da criança
- Ficha de matricula preenchida
CALENDÁRIO ESCOLAR
Teremos um calendário escolar
formal que está disponível nas dependências da escola e na agenda de cada
criança. Pedimos que sejam seguidas as orientações de cada cronograma para o
bom andamento da escola.
Teremos alguns momentos diferenciados
na escola, segue orientações:
•
FESTAS INTERNAS: São festinhas
direcionadas para as crianças, possibilitando vir com roupas diferentes do
uniforme e trazer adereços, todas serão orientadas antes de acontecer.
•
FESTINHAS EXTERNAS E EVENTOS
ESCOLARES: São eventos para a participação dos pais, também serão informados
com antecedência e possibilitarão a organização da família.
•
PLANTÃO: Serão dias que vamos
atender com quadro de funcionários reduzidos, passará uma lista antes dos pais
que vão aderir ao plantão, lembrando que é somente para as crianças que não tem
onde ficar neste dia especifico, e que se ultrapassar suas horas de contrato é
cobrado adicional no mês seguinte.
•
COLONIA DE FÉRIAS: A colônia de
férias admitira crianças em período integral mediante pagamento do valor
adicional, nestas semanas não serão feitos trabalhos pedagógicos relativos aos
projetos, somente brincadeiras e recreação com as crianças.
•
FESTA DO PIJAMA: Terá pagamento
a parte e é opcional para as crianças que quiserem aderir e dar uma folga para
o papai e a mamãe, teremos um cronograma especial para uma noite muito
divertida, as informações complementares também serão passadas mais próximo do
evento.
•
APRESENTAÇÕES E DATAS
ESPECIAIS: Datas como dia da mães, pais e avôs terão uma comemoração especial
que será na sexta feira que antecede o evento, que também irão ser comunicadas
com antecedência.
•
SEMANAS DIFERENTES: Teremos
algumas semanas temáticas como semana do meio ambiente e semana da criança,
onde a programação será diferenciada, fique atento a agenda do seu filho.
•
GINCANA SOLIDÁRIA – Evento que
acontece nos dois ultimas meses do ano, e tem por finalidade ensinar as
crianças a solidariedade, usando de provas que são realizadas pelas famílias.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Estaremos
trabalhando por meio de projetos, cada ano teremos um tema, em 2019 nosso tema era
OS ANIMAIS, então cada turma terá uma representação diferente (exemplo:
berçário é a turma do fundo do mar) e assim por diante, com esse projeto vamos
aguçar a curiosidade e envolver toda a escola e as famílias com esses temas.
O tema de 2020 ainda será definido pelas professoras no início do
ano letivo.
Dentro dessas
propostas teremos algumas peculiaridades, como por exemplo:
•
TAREFAS: As professoras podem
solicitar “tarefinhas” especiais aos pais durante o ano letivo, sendo de extrema
importância a participação da família, tendo em vista que nossa proposta trata
diretamente da junção entre família e aluno.
•
PORTIFÓLIO: Teremos duas
entregas de portfólio, uma antes das férias de Julho e uma no final do ano
letivo.
•
MATERIAIS EXTRAS: Pode ser que
no decorrer do ano a professora solicite matérias extras, como reciclados e
outros, mais tudo será avisado previamente na agenda da criança.
•
SEGUNDA FEIRA DO LIVRO: Toda a
segunda feira fica autorizado que os alunos tragam um livro para ler em sala de
aula.
•
SEXTA FEIRA DO BRINQUEDO: Nas
sextas feiras é liberado a criança trazer um brinquedo para compartilhar com os
amigos.
UNIFORMES
O uniforme identifica o nosso aluno,
por isso, sempre que vier a escola, o aluno
deverá se apresentar completamente uniformizado.
•
O uso do uniforme é OBRIGATÓRIO, tendo em vista que no ato
da matrícula é entregue uma camiseta ao aluno.
•
Ficará sob a responsabilidade dos pais encomendarem na escola a
quantidade de peças, conforme a necessidade de seu filho (a).
•
Toda negociação referente ao
uniforme deverá ser feita direto na secretaria da escola ou com a empresa
Letmar uniformes.
•
Os pais deverão identificar as peças do uniforme do seu filho (a),
escrevendo o nome da criança nas etiquetas. A escola não se responsabiliza pelos
uniformes sem identificação.
•
Caso o aluno venha sem uniforme
por mais de 3 dias seguidos a escola entregará o uniforme ao aluno e cobrará no
vencimento da próxima mensalidade.
•
Segue anexo tabela de uniformes
para pedidos ainda em 2019.
PERTENCES PESSOAIS
•
Todos os pertences deverão ser
identificados com o nome da criança (uniformes, mochila, toalha, pasta de
dente, lancheira, sola do sapato, materiais escolares, etc).
•
Os materiais de higiene
pessoal, sempre permanecerão na mochila, ficando sob responsabilidade dos pais
verificarem a sua reposição.
•
Cada criança deverá ter sua
bolsinha de objetos de higiene (escova e pasta de dente) devidamente
identificados. Este material, toda sexta-feira, será enviado para casa para uma
higiene mais adequada ou troca, retornando para a escola na segunda-feira.
•
Os alunos deverão trazer na
segunda-feira um travesseiro e um lençol, (nos dias de frio uma coberta) (tudo
identificado com o nome da criança). Toda sexta-feira será mandado para casa
para higienização ou troca.
•
EVITAR os acessórios. Não nos responsabilizamos por bijuterias
e/ou jóias que a criança esteja usando.
•
Neste ano temos a
obrigatoriedade de aferição de temperatura na entrada da escola, uso de
máscaras e álcool em gél.
BRINQUEDOS
•
Brinquedos pessoais deverão ser
trazidos somente no dia estipulado pela professora (Sextas feiras): dar
preferência por jogos e brinquedos pedagógicos e resistentes (identificá-los
com o nome da criança).
•
A cada semana será estabelecido
uma temática para o brinquedo, que deverá ser seguida pela família para o bom
andamento do processo pedagógico.
•
Ficará proibido as crianças
trazerem para escola brinquedos como: FACA, REVOLVER, ESPADA, e outros que
estimulem a violência.
·
Também ficara PROIBIDO o uso de
celulares, tabletes e eletrônicos, tendo em vista que a escola não se
RESPONSABILIZA pelos mesmos.
HORÁRIOS DA ESCOLA E ACESSO A ESCOLA
• Com a pandemia de Covid fica vetado a entrada dos pais na escola,
sem exceções, assim que esse período de pandemia se encerrar, retornamos ao
normal.
• O horário de entrada para Educação Infantil e apoio
pedagógico é das 6:30 as 8:30 para o período matutino e das 11:30 as 13:30
para o período vespertino.
• O horário de saída da escola é das 12h às 13:30 no período
matutino e das 17h até as 18:00 no período vespertino, com plantão até as 18:30h.
• Caso houver a necessidade de outra pessoa vir buscar a criança na
escola, deverá ser avisado antecipadamente a direção da escola.
•
Os pais que deixarem as
crianças após as 18:30h receberão uma advertência por escrito na agenda, na
terceira ocorrência será fixado o valor da multa diária pelo ocorrido conforme
contrato educacional.
•
É de fundamental importância que a família respeite esse horário
de entrada e saída conforme o regimento.
•
Conversas com as professoras ou
direção devem ser agendadas na secretária da escola.
•
Reclamações sobre atendimento, pedagógico ou qualquer outra
questão, deve ser tratado diretamente na secretaria da escola, e jamais,
diretamente com professores, sendo motivo para quebra do contrato escolar,
qualquer desrespeito ou insinuação com as profissionais da escola.
•
Ao aluno (a) que permanecer na
escola fora do seu horário de aula, será cobrada diária, conforme tabela da
secretaria, juntamente com o valor da próxima mensalidade.
•
Caso aconteça de a criança precisar sair antes do horário da saída
a secretaria deverá ser avisada com antecedência e os pais deverão aguardar a
chegada da criança na secretaria para evitar que a professora interrompa sua
programação na entrega de seu filho.
•
É importante para o bem-estar
das crianças que se crie uma rotina, por isso é necessário que os pais costumem
trazer e buscar o seu filho (a) sempre no mesmo horário.
PAGAMENTO DE BOLETOS
O pagamento dos boletos deverá
ser efetuado preferencialmente nos estabelecimentos bancários ou via internet,
pedimos que somente em últimos casos sejam feitos pagamentos direto na escola,
até por medidas de segurança.
Ao final do mês e encaminhado ao responsável
financeiro um relatório de gastos, que deve ser analisado e assim será gerado o
boleto, que terá o vencimento fixado na data de escolha da família.
TODOS sem exceção receberão boletos, mas caso
queiram, podem pagar por transferência ou Pix, sendo desconsiderada a cobrança
após o envio do comprovante de pagamento.
PASSEIOS
Todos
os passeios realizados na escola durante o ano de 2021 serão avisados com
antecedência e deverão estar autorizados pelos pais, os passeios também serão
cobrados a parte e a criança deverá levar seu lanche em uma lancheira, também
deverão estar uniformizadas e de tênis as crianças que irão aos passeios escolares,
para aquelas que não vão, varia de acordo com a programação de cada turma, se o
evento se direciona a todas as turmas da escola, não haverá atendimento na
escola durante o passeio.
HORAS EXTRAS
Para
os alunos que frequentam meio período a escola oferece a estadia no contra
turno conforme a necessidade dos pais, onde as crianças irão realizar
atividades no período contrário ao contratado. Em caso de permanência do aluno
fora do horário contratado será adicionado o valor por período, conforme tabela
fixada na secretaria da escola. O valor será cobrado no boleto da próxima
mensalidade.
FALTAS
•
É importante que pais
justifiquem via agenda a ausência dos filhos, mesmo que esta seja por apenas um
dia;
•
A ausência motivada por viagem familiar deverá
ser comunicada à Coordenação Pedagógica para as devidas orientações quanto a
reposição de atividades.
MEDICAÇÃO
•
Sempre que a criança precisar
ser medicada (antibióticos e outros) é necessário que os pais nos enviem uma
autorização por escrito, juntamente com uma cópia da receita médica, especificando
em detalhes o nome do remédio, dosagem, sua função, provável reação e o horário
em que o mesmo deverá ser ingerido.
•
Quando a receita não estiver na
bolsa do aluno, os pais precisam vir até a escola para medicá-lo.
•
Lembramos que sem a autorização
por escrito e cópia da receita médica, a criança não poderá ser medicada pela
Escola.
DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS
•
Para a segurança de todas as
crianças, é proibido mandar para a escola o filho (a) que estiver com alguma
doença infecto contagiosa, ficando sob a responsabilidade de seus pais,
mandá-lo (a) somente após o devido tratamento e recuperação.
•
O aluno retornará as atividades
escolares mediante um atestado médico de liberação.
•
Se a família precisar de
isolamento social, devido a pandemia, só poderá voltar após liberação médica.
ALIMENTAÇÃO
O cardápio da escola está disponível
no site da escola conforme orientações nutricionais.
A escola oferece as seguintes
alimentações:
•
Período integral: compreende a cinco
refeições: café da manhã, fruta, almoço, mamadeira (de acordo com orientações
dos pais), lanche da tarde.
•
Período matutino: compreende a
duas refeições: café da manhã e almoço (para quem tem contratado essa opção)
•
Período vespertino: compreende
a duas refeições: fruta e lanche da tarde.
•
É de fundamental importância
que a família respeite os horários da refeição, haverá tolerância e 10 minutos
após o tempo estipulado para alimentação caso a criança se atrase, após disso
ela só comerá novamente na próxima refeição.
•
Fica PROIBIDO obrigar crianças
a comerem de forma forçada, caso a criança não queira comer a professora deverá
insistir mais sem forçar, caso a criança não como duas refeições seguidas
deverá ser comunicado os pais pela agenda.
•
Na segunda feira será proposto
um lanche coletivo, fornecido pelos alunos de cada salinha, logo no mês de
fevereiro irá um cronograma dizendo quais alunos são responsáveis e o que pode
ser trazido para a socialização do lanche. Caso a família não traga o lanche no
dia proposto a escola comprara o necessário para a refeição das crianças e
acrescentará o valor da compra (com nota fiscal) na mensalidade do próximo mês.
ANIVERSÁRIOS - FESTA DE ANIVERSÁRIO
No intuito de viabilizar as comemorações de aniversário realizadas
na escola, seguem as regras para tal:
Agendamento – Os responsáveis pelo (o)
educando (a) devem procurar a Secretaria Escolar para agendar a comemoração com
pelo menos 15 dias de antecedência. Para a realização da festa,
disponibilizamos a sala de aula do aniversariante ou o refeitório.
Horário – A
festa acontecerá sempre no horário do lanche. (Tempo Máximo de 30 minutos).
·
Lembrando que não é OBRIGATÓRIA a realização da festinha.
·
Quanto a distribuição de
convites de aniversário que acontecerão fora da Escola, será permitido a
entrega, na sala de aula, desde que todos os alunos da turma sejam convidados.
·
A escola não está autorizada a
passar telefones dos alunos para quaisquer eventos.
Decoração – Será permitido apenas: decoração para a
mesa, para um pequeno painel e balões (que deverão vir cheios de casa). A
decoração deverá vir toda pronta, só deverá ser colocada no local da festinha.
Cardápios de aniversários – Recomendamos que:
•
Verifiquem a quantidade de
crianças por sala, para evitar lanches em excesso ou escassez.
•
Se houver desistência, avisem
com antecedência de uma semana para que as crianças não fiquem sem lanche;
•
Sacolas surpresas deverão vir
lacradas para que o aluno abra somente em casa, e deverá vir uma para cada
coleguinha da turma.
•
Evitar alimentos muito
gordurosos ou prejudiciais as crianças, lembrando ainda que existem crianças
que tem restrições alimentares.
•
Ficam PROIBIDOS refrigerantes
nas festas de aniversários.
•
Limpeza– a limpeza do local do aniversário fica por conta da escola.
OBS.: Neste dia, excepcionalmente, o aluno poderá vir com a roupa
da sua preferência.
HIGIENE DO ALUNO
Todos os materiais de higiene pessoal devem ser
identificados e enviados diariamente pelos pais e responsáveis. A escola não se
responsabiliza por perdas ou trocas por materiais trazidos sem identificação.
Todo aluno deve ter seu próprio material de higiene
pessoal, bem como roupas reservas conforme solicitado na lista de matricula.
Roupas de cama e banho serão enviadas semanalmente e deverão ser higienizadas
pela família, retornando no próximo dia de aula.
Os alunos do apoio pedagógico e contra turno, devem chegar
na escola almoçar e trocar o uniforme, o mesmo acontece para os alunos que vão
para a escola regular no período da tarde, fica vedado o uso do uniforme da
escola regular nas dependências do contra turno.
RESPEITO AO E DO ALUNO
O
respeito, atenção e cordialidade são costumes que vamos prezar em nossa escola,
vamos procurar manter um ambiente organizado e seguro para garantir o bem-estar
dos alunos, não sendo admitidos comportamentos contrários.
Prezamos
pelo RESPEITO de forma individual e
coletiva.
Para fins de organização e garantia
desses direitos serão admitidas algumas medidas com alunos indisciplinados,
segue orientações:
•
Em primeiro momento aviso na agenda da criança
pela indisciplina que deve vir no outro dia assinado pelos pais.
•
Segundo ocorrido conversa do aluno com direção
da escola, que também será comunicada na agenda da criança;
•
Terceira ocorrência chamada dos pais para
conversa formal sobre o comportamento do filho, a não presença dos pais
caracteriza negligencia.
•
Quarta situação suspenção de um dia da escola,
não havendo descontos em mensalidades.
•
Quinta ocorrência pedido de retirada da criança
da escola, conforme orientação contratual.
Nossa
intenção é garantir um ambiente adequado e seguro para TODAS as crianças, prezando pelo bom andamento da escola e do nosso
cotidiano.
AGRADEÇEMOS
A ATENÇÃO E PREFERÊNCIA DE TODOS!
Um
ótimo ano letivo de 2021!
Atenciosamente
a direção da escola EDUCARTE.
Comentários
Postar um comentário