Semana do folclore - Boi de mamão - Turma Macaco e Esquilo

Nessa semana a atividade de artes também foi desenvolvida buscando o tema folclore, para isso as crianças decoraram um Boi Mamão, que é uma lenda do folclore brasileiro, muito conhecida na capital de nosso estado, a proposta foi uma iniciativa da professora Giane que se unificou a temática de artes da semana, confira um pouco sobre a lenda e produção dos alunos.


Lenda:
O Boi, uma festa de cor e de alegria, com sua música e dança, antes de tudo, combate a indiferença, exercita o prazer, convida a brincar em conjunto.
No Paraná, e em especial no litoral do estado, encontramos tradições culturais e musicais de grande importância, do baile de fandango às romarias do Divino Espírito Santo, passando pelo Boi de Mamão, uma tradição que mistura música, dança e teatro, entendida como festa, auto, brincadeira ou dança dramática.
Nessa brincadeira, uma série de personagens como o Pai Mateus, a Bernúncia, a Mariola, o Doutor, a Vaca, o Cavalinho, e claro, o Boi contam uma história da morte e ressurreição, em geral do Boi e no litoral, por vezes, do Pai Mateus.
Em diferentes estados brasileiros vamos encontrar variações de personagens, enredo, música e mesmo nomes do auto como: bumba meu boi, bumba boi, boi de ouro, boizinho, auto do boi, entre outros.
Tradicionalmente costumava-se fazer a brincadeira do Boi na época do Carnaval e nas festas Juninas. Atualmente ela acontece em diversos espaços, não raro em apresentações programadas, que ajudam no atual contexto, a valorizar e divulgar esse auto popular que, infelizmente, ainda apresenta escassa documentação e pouca visibilidade no Estado.
A Associação Mandicuera de Cultura Popular, de Paranaguá, remontou o auto do Boi de Mamão com jovens caiçaras que redescobrem nesta tradição, um projeto de futuro, trazendo para as práticas atuais os saberes de outras gerações.
Sempre se renovando, a tradição cultural popular do litoral paranaense ganha com o Boi de Mamão mais um importante espaço de prática dos saberes e riquezas locais.