Educação Infantil


ENSINO INFANTIL

As turmas do Ensino Infantil são divididas por faixa etária (de 0 a 3 anos), com número de alunos por sala variável (máximo de 8 crianças na turma).

A educação infantil não se trata mais de um período de lazer em recinto escolar, se trata de dar carinho, atenção, aprendizado e diversão para as nossas crianças. Para cada turma, temos um planejamento que viabiliza todos os aspectos de desenvolvimento dos nossos alunos, em especial a linguagem e oralidade, o pensamento lógico (base da matemática e construção lógica) e o desenvolvimento cognitivo (conhecimentos, capacidade de percepção, observação, memória, juízo e raciocínio), mas também as habilidades relacionadas principalmente com a autonomia (fazer coisas sozinho), a socialização, a consciência corporal, espacial e temporal, a motricidade, a criatividade, a capacidade de expressão, etc. Bem como um currículo de conteúdo a ser seguido de acordo com cada faixa etária, ambos baseados no ensino municipal de Pomerode.

Nossa base do ensino baseia-se nos fundamentos de Piaget, Wallon, Vygotsky e Montessori, através da estimulação como base para a construção do conhecimento e desenvolvimento das habilidades dos alunos. 

. O trabalho pedagógico é desenvolvido, em grande parte, por projetos e sequencias didáticas. Algumas saídas de estudo são realizadas ao longo do ano e estão sempre relacionadas ao trabalho pedagógico desenvolvido em sala.
As atividades do dia são organizadas por rotinas muito bem definidas pelos professores e orientação, que incluem atividades educativas, a hora da história, os momentos em que as crianças socializam com os demais colegas as suas experiências, a hora do lanche, a hora de arrumar as coisas para ir embora, os momentos de recreação, etc.
Da mesma forma, há uma rotina semanal, com o dia da leitura, o dia da educação física, o dia do brinquedo, o dia das aulas extracurriculares, e assim por diante. Além das atividades desenvolvidas pela professora regente, a grade horária inclui também aulas de educação física, música e inglês, etc.

O professor tem papel de mediador de ensino, viabilizando o conhecimento para nossos alunos, deve ser um profissional que forma opiniões e reflete sobre sua prática.

Nosso objetivo maior na educação infantil é formar seres humanos com consciência critica e democrática, trazendo ensinamentos de cuidado com o outro e autonomia, buscando sempre trazer conceitos de preservação e valorizar acima de tudo a infância, o brincar e o aprender brincando.








Comentários