ENSINO INFANTIL
As turmas do Ensino Infantil
são divididas por faixa etária (de 0 a 3 anos), com número de alunos por sala
variável (máximo de 8 crianças na turma).
A educação infantil não
se trata mais de um período de lazer em recinto escolar, se trata de dar
carinho, atenção, aprendizado e diversão para as nossas crianças. Para cada
turma, temos um planejamento que viabiliza todos os aspectos de desenvolvimento
dos nossos alunos, em especial a linguagem e oralidade, o pensamento
lógico (base da matemática e construção lógica) e o desenvolvimento cognitivo
(conhecimentos, capacidade de percepção, observação, memória, juízo e
raciocínio), mas também as habilidades relacionadas principalmente
com a autonomia (fazer coisas sozinho), a socialização, a consciência
corporal, espacial e temporal, a motricidade, a criatividade,
a capacidade de expressão, etc. Bem como um currículo de conteúdo a ser
seguido de acordo com cada faixa etária, ambos baseados no ensino municipal de
Pomerode.
Nossa base do ensino baseia-se nos fundamentos de Piaget, Wallon,
Vygotsky e Montessori, através da estimulação como base para a construção do
conhecimento e desenvolvimento das habilidades dos alunos.
. O trabalho pedagógico é desenvolvido, em grande parte, por
projetos e sequencias didáticas. Algumas saídas de estudo são realizadas ao
longo do ano e estão sempre relacionadas ao trabalho pedagógico desenvolvido em
sala.
As atividades do dia são organizadas por rotinas muito bem definidas
pelos professores e orientação, que incluem atividades educativas, a hora da
história, os momentos em que as crianças socializam com os demais colegas as suas
experiências, a hora do lanche, a hora de arrumar as coisas para ir embora, os
momentos de recreação, etc.
Da mesma forma, há uma
rotina semanal, com o dia da leitura, o dia da educação física, o dia do
brinquedo, o dia das aulas extracurriculares, e assim por diante. Além das
atividades desenvolvidas pela professora regente, a grade horária
inclui também aulas de educação física, música e inglês, etc.
O professor tem papel de
mediador de ensino, viabilizando o conhecimento para nossos alunos, deve ser um
profissional que forma opiniões e reflete sobre sua prática.
Nosso objetivo maior na
educação infantil é formar seres humanos com consciência critica e democrática,
trazendo ensinamentos de cuidado com o outro e autonomia, buscando sempre
trazer conceitos de preservação e valorizar acima de tudo a infância, o brincar
e o aprender brincando.
Comentários
Postar um comentário