O que o aluno poderá aprender com esse projeto:
- Compreender como vivem as tartarugas;
- Entender o processo de extinção e como ele ocorre com as tartarugas;
- Desenvolver a concentração por meio das histórias infantis;
- Realizar uma pesquisa em parceria com as famílias;
- Entender a função social da escrita em nossa sociedade;
- Elaborar argumentos para defender as opiniões no momento da roda.
Duração das atividades
Cada momento terá a duração de aproximadamente 40 minutos.
Este projeto é planejado para crianças com 04 anos de idade até 9 anos (turma de apoio pedagógico)
Estratégias e recursos
1º Momento: Contar a história da tartaruga Lili.
Materiais Necessários: Livro indicado no plano, tapete e almofadas.
Neste primeiro momento, o professor irá convidar as crianças para uma conversa em roda e, após auxiliar o grupo na sua organização, ele irá lhes perguntar o que sabem sobre as tartarugas.
1º Momento: Contar a história da tartaruga Lili.
Materiais Necessários: Livro indicado no plano, tapete e almofadas.
Neste primeiro momento, o professor irá convidar as crianças para uma conversa em roda e, após auxiliar o grupo na sua organização, ele irá lhes perguntar o que sabem sobre as tartarugas.
Esse momento é planejado para ouvir as hipóteses que a turma tem sobre como são, onde vivem, como nascem e se reproduzem esses animais.
A escuta das crianças, bem como o respeito à fala dos colegas é fundamental para o aprimoramento das relações e, nesse sentido, o professor deve mediar o processo, incentivando as crianças a se expressarem e respeitarem o momento de ouvir o colega.
Percebendo o término das falas, o professor irá contar ao grupo uma fábula muito conhecida, “A tartaruga e a Lebre”, escrita por La Fontaine.
Durante a apresentação da narrativa, o professor pode contar com o auxílio das crianças que já conhecem a história e que queiram contribuir com a contação, relembrando detalhes etc.
Após a história, o professor irá convidar as crianças para assistirem a um vídeo sobre como vivem as tartarugas.
Após a história, o professor irá convidar as crianças para assistirem a um vídeo sobre como vivem as tartarugas.
2º Momento: Refletindo sobre a vida das tartarugas.
Materiais Necessários: recortes de folhas coloridas, cola, tesoura, lápis de cor, folhas A4, giz de cera e canetas hidrocor.
Nesta situação, o professor deverá organizar um espaço aconchegante para conversar com o grupo.
Desse modo, o professor deve reunir a turma e iniciar uma conversa relembrando aspectos do dia anterior, questionando as crianças sobre a história que ouviram e o que sabem acerca de como vivem as tartarugas para, em seguida, fazer o convite para recriarem com os recortes o lugar onde as tartarugas vivem.
Neste momento, é importante que o professor esteja disponível para conversar com as crianças sobre suas produções, auxiliando-as na melhor forma de exprimir o que desejam e esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema.
Com o término dos desenhos, o professor deverá solicitar um espaço, no verso ou no canto dos desenhos das crianças, para utilizar como legenda, explicando o que a criança desenhou ou o professor poderá, ainda, fixar uma faixa de papel na folha onde a criança desenhou para registrar o que a criança relatou em relação ao seu desenho, evitando a invasão à representação gráfica da criança.
3º Momento: Pesquisando sobre a vida das tartarugas.
Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.
Para iniciar este momento, o professor deverá reunir as crianças e mostrar a eles a pesquisa sobre as tartarugas, para, em seguida, sentarem em roda para uma conversa. O professor deverá explicar às crianças que sempre quando elas desejarem saber mais sobre um assunto, elas podem pesquisar e que, para tanto, existem muitos recursos, como livros, revistas, jornais, a internet, dentre outros. Em seguida, irá solicitar às crianças que iniciem a apresentação de sua pesquisa, indicando qual meio de comunicação utilizaram (livros, revistas, computador/internet, jornais entre outros) e o que descobriram de novidade acerca das tartarugas.
3º Momento: Pesquisando sobre a vida das tartarugas.
Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.
Para iniciar este momento, o professor deverá reunir as crianças e mostrar a eles a pesquisa sobre as tartarugas, para, em seguida, sentarem em roda para uma conversa. O professor deverá explicar às crianças que sempre quando elas desejarem saber mais sobre um assunto, elas podem pesquisar e que, para tanto, existem muitos recursos, como livros, revistas, jornais, a internet, dentre outros. Em seguida, irá solicitar às crianças que iniciem a apresentação de sua pesquisa, indicando qual meio de comunicação utilizaram (livros, revistas, computador/internet, jornais entre outros) e o que descobriram de novidade acerca das tartarugas.
Situações como essa exigem a presença constante do professor mediando a fala entre as crianças, fazendo perguntas-chave para facilitar o relato das crianças e solicitando a atenção das demais na escuta do colega.
Nesta etapa o grupo ira colorir uma tartaruga usando tintas coloridas e possibilitando o uso da imaginação;
Após a apresentação, o grupo será convidado a construir uma tartaruga gigante.
Após a apresentação, o grupo será convidado a construir uma tartaruga gigante.
4º Momento: Construindo nossa tartaruga.
Materiais Necessários: garrafas PET, papel duplex, molde da internet, lápis de cor e , caneta hidrocor, tesouras sem ponta e fita adesiva. Para a colagem mais resistente do casco de garrafa PET, o professor poderá usar a pistola de cola quente, se houver disponível na escola, com o cuidado necessário para que as crianças não tenham acesso a esse tipo de material, tendo em vista a segurança das crianças.
Iniciando este momento, o professor irá solicitar que as crianças se acomodem nas cadeiras e, disponibilizando tesouras e as folhas impressas de uma página da internet, iniciem o recorte do molde, ao que algumas crianças irão necessitar do auxílio dos adultos. Em seguida, as crianças terão a possibilidade de desenhar e colorir o corpo da tartaruga. E, por fim, o professor entregará o fundo das garrafas, já devidamente cortados, para colocar o casco das tartarugas com fita adesiva ou com cola quente, neste caso, o professor colará os cascos, explicando para as crianças que a cola ao ser derretida torna-se muito quente, por isso ele fará essa tarefa. O professor poderá explicar, ainda, sobre as consequências de uma queimadura com essa cola.
Aqui as crianças juntamente com a professora deixaram tudo registrado em um grande painel de demonstração de tudo que foi aprendido.
Comentários
Postar um comentário